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sábado, abril 07, 2007

Parar de fumar










Tenho tentado parar de fumar, pois o cigarro tem sido meu carrasco e mesmo com os problemas de saúde que tenho (DOPC, Pressão alta, problemas de esofago), não consigo parar.

Algumas vezes até que diminuo um pouco, mais no geral fumo de um maço a dois por dia. As vezes penso que falta força de vontade.
Estou sempre a pesquisar formas de parar, encontrei este site que achei muito interessante, achei que vale a pena divulgar o texto, talvez ajude outros dependentes que como eu tenta mais não consegue.

1- Antes de deixar de fumar, tente embrulhar sua carteira de cigarros em uma folha de papel, como para presente de Natal ou de aniversário. Toda vez que quiser um cigarro, desembrulhe a carteira e escreva no papel o que está fazendo, o que sente e quão importante é aquele determinado cigarro para você. Faça isso durante duas semanas seguidas a conseguirá diminuir o cigarro, bem assim desenvolver uma nova conscientização quanto ao seu fumar.

2- Se os cigarros lhe derem um apoio energético, tente goma de mascar, exercícios moderados, rápidas caminhadas ou um novo hobby" (passatempo) Evite comer alimentos com alto poder calórico.

3- Se os cigarros o auxiliam a relaxar, tente comer, beber novas bebidas (com exceção das alcoólicas, pois estas enfraquecem a vontade) ou exerça novas atividades sociais, mas tudo em limites razoáveis.

4- Se você tem ânsia por cigarros, então terá que deixar de vez, "na marra". Se quiser tentar o processo de saturação orgânica - fumar um excesso de cigarros durante um ou dois dias antes de deixar de fumar - não se esqueça de, antes, consultar o médico, especialmente se você é cardíaco ou portador de moléstias vasculares, pois a saturação, em tais circunstâncias é perigosa. Aliás, o cardíaco não deveria fumar jamais! A saturação estraga o gosto do cigarro. Outra ocasião própria para não fumar é quando você está doente com resfriado ou gripe, pois nessa ocasião perde o sabor do cigarro.

5- Num papel de mais ou menos 15cm x 8cm faça uma lista do que você gosta e do que não gosta no ato de fumar. Leia isso diariamente.

6- Faça uma pequena lista de presentes que você gostaria de dar a alguém de que você goste. Após cada item anote o preço de custo.- Agora faça a conversão do custo dos objetos em carteiras de cigarros que fuma. Se você poupar o dinheiro do que fuma cada dia em carteiras de cigarro terá condições de comprar aqueles presentes. Deposite o dinheiro correspondente no banco, em uma conta específica, e o retire na ocasião oportuna para o fim a que se destina: os presentes.

7- Nunca fume no momento em que tem um forte desejo de um cigarro até que passem 3 minutos do primeiro ímpeto. Durante aqueles 3 minutos troque suas idéias ou atividades. Se não tiver com quem falar no momento, telefone a um ex-fumante ou a alguém com quem possa conversar até que forte desejo diminua. Verá que a vontade é uma coisa que dá e passa.

8- Planeje uma data memorável para parar. Poderá escolher o momento de férias, Ano Novo, um feriado, o dia do aniversário de seu filho ou filha, de sua esposa ou seu próprio aniversário. Porém, não planeje muito distante a fim de não perder o ímpeto.

9- Se você fuma sob tensão durante o trabalho, escolha uma data em que não estiver trabalhando. (Fim-de-semana, feriadão, férias.)

10- Decida se vai deixar de fumar de vez ou gradualmente. Se preferir este último método, trate de fazer um sistema de controle de tal modo que possa conseguir objetivos intermediários até chegar o dia-D. (Dia da decisão, dia de deixar o cigarro.)

11- Não guarde cigarros - Nunca compre em pacotes. Espere até que um maço tenha terminado para comprar outro.

12- Nunca carregue cigarros consigo em casa e nem no trabalho. Guarde-os tão longe de você quanto for possível. Deixe-os com alguém ou feche-os a chave.

13 - Antes de deixar de fumar, imponha-se um determinado lugar para fumar e que não lhe seja muito interessante. Se por exemplo você gostar de fumar com outros, passe a fumar sozinho. Se gostar de fumar só, passe a fumar com outros, de preferência - se eles forem não-fumantes. Nunca fumar quando estiver vendo televisão.

14- Nunca carregue fósforos ou isqueiros.

15- Atire fora seus cinzeiros ou encha-os com objetos de tal modo que não possam ser usados para cinzas. Plante flores neles (se forem dos grandes, de pedestal) ou encha-os com confeitos, avelãs, nozes. Isso lhe será mais saudável e dará trabalho para a distração das mãos e da boca.

16- Semanalmente troque a marca do seu cigarro e procure fumar marcas que contenham, cada vez mais, menor quantia de alcatrão e de nicotina.

17- Nunca diga, principalmente nos primeiros tempos, DEIXEI DE FUMAR, porque a sua decisão estará quebrada se fumar um cigarro. É melhor dizer: NÃO QUERO FUMAR. Desta maneira manterá sua resolução apesar de, acidentalmente, ter fumado um cigarro.

18- Tente ajudar algum outro a deixar de fumar, especialmente sua esposa ou esposo, se for o caso.

19- Pergunte-se isto, freqüentemente: " Realmente necessito deste cigarro, ou é apenas um ato reflexo?"

20- Decida arbitrariamente que irá fumar somente em determinadas horas: só nas horas ímpares, por exemplo.


Q U A R E N T A S U G E S T Õ E S P A R A D E I X A R D E F U M A R(Texto adaptado de American Cancer Society / Divisão da Califõrnia )

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